Visita de Estudo - 4.º ano

 Os alunos do 4.º ano de escolaridade da EB de Recarei, no dia 6 de dezembro, realizaram uma visita de estudo ao World of Discoveries e ao Pavilhão da Água do Porto.

Foi uma visita bastante profícua tendo servido para os alunos consolidarem os conteúdos dados em estudo do meio, nomeadamente da história de Portugal (Descobrimentos e expansão marítima) e relativamente aos temas do Eco-Escolas: Água e Energia.
No World Discoveries puderam mostrar os seus conhecimentos quando questionados pelos monitores, puderam observar a exposição dos diferentes locais, personagens e informações sobre a expansão marítima dos portugueses e os Descobrimentos, estiveram dentro da simulação de uma nau e viajaram de barco entre as diferentes simulações dos locais por onde os portugueses passaram. Toda a visita foi uma novidade e foi repleta de surpresas.
Almoçaram no MacDonald's onde puderam usufruir de um almoço diferente como miminho pela atenção com que estiveram na visita.
Chegados ao Pavilhão da Água foram apanhados por mais surpresas, muitas experiências, muitas novidades mas também puderam mostrar os seus conhecimentos sobre os temas tratados neste espaço interativo. O espaço demonstra a importância da água para a vida, os diferentes meios ambientes nos quais está presente a água, as suas diversas formas de utilização, nomeadamente a energia e os seus comportamentos em diferentes situações. O espaço apresenta também várias experiências apelativas e exemplificativas do uso das diferentes energias.











"No World of Discoveries a História de Portugal, na era dos Descobrimentos, não é apenas contada… é vivida. Num espaço lúdico interativo, localizado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia, no centro histórico do Porto, combinámos tecnologia e arte, e criámos uma experiência imersiva, única e diferenciada, que apela a todos os sentidos e transporta os visitantes para o centro da ação das conquistas realizadas pelos portugueses em viagens e explorações marítimas entre 1415 e 1543." - retirado da página do Museu.


HASTEAR a BANDEIRA ECO-ESCOLAS/ DIA da FLORESTA AUTOCTONE

 A escola festejou o Dia da Floresta Autóctone com várias atividades no âmbito do tema.

Como a escola foi mais uma vez galardoada com a Bandeira ECO-ESCOLAS foi decidido que o Hastear da Bandeira Eco-Escolas fosse neste dia. Assim, o dia começou por esta atividade que contou com a presença de diversas entidades como o sr. Vereador Francisco Leal da Câmara de Paredes, o Eng. João Costa, o presidente da juntas de freguesia  de Aguiar de Sousa, de Sílvia barbosa em representação do sr. presidente da junta de Recarei e o chefe dos escuteiros.

Cantaram-se umas canções com animação das professoras afetas à biblioteca.

Plantaram-se árvores autóctones e alguns arbustos,  semearam-se bolotas...

Fizeram-se recolha de pequenas amostras de plantas para um herbário.

Fizeram-se saídas ao meio florestal junto à escola no âmbito do reconhecimento da importância da mancha florestal do Parque das Serras do Porto que começa junto à nossa escola com a sua biodiversidade característica e que deve ser preservada.












# DIA DO PIJAMA - # E a MISSÃO PIJAMA

 Dia do Pijama! Toda a escola participou nesta atividade.

Dias antes os meninos elaboraram os seus pequenos mealheiros e, sendo solidários, fizeram a sua recolha para ajudar os  meninos doentes.

A Missão Pijama com os mealheiros, enviou também um livro com uma história que foi contada e trabalhada nas turmas e grupos.

No dia dançaram a coreografia da música da Missão Pijama no pavilhão. A animação foi enorme e todos de pijama tiveram um dia diferente.
















Magusto Escolar - 12 de novembro

 No dia 12 de novembro realizou-se o Magusto Escolar na EB de Recarei.

Fez-se uma fogueira simbólica onde se assaram algumas castanhas que se comeram com prazer pois ficaram muito saborosas.

As restantes castanhas, assadas em forno foram distribuídas por todos e acompanhadas de um sumo. A embalagem foi aproveitada para posteriormente, quando chegar o Natal, elaborarmos a árvore de Natal amarela com o reaproveitamento das mesmas.

No final da fogueira restaram as cinzas e deu-se seguimento à tradição já bem antiga na nossa comunidade que foi enfarruscar as carinhas uns aos outros. Não nos ficamos só pelos meninos! Os adultos não escaparam.

Algumas professoras, vestida a rigor, dançaram ao som de muitas tradicionais e fizeram todos dançar! O convívio iniciou-se entre toda a comunidade educativa presente!

Fizeram-se rodas e filas dançantes. Cantaram-se canções alusivas. Foi uma animação!








#A Terra Treme - 2024

 Hoje, dia 5 de novembro, pelas 11:05, realizamos o exercício de cidadania A Terra Treme.

A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR...














ECO-ESCOLAS - Brigadas Verdes

 As Brigadas Verdes entraram em funcionamento logo no início de outubro e têm estado ativas todas as semanas, pelo menos um a dois dias por semana.

Têm sido de uma importância enorme para mostrar que o lixo não deve ser deitado no chão e que deve ser separado nos ecopontos respetivos. Por outro lado, a monitorização feita pelos próprios alunos permite que cada vez mais haja menos lixo para recolher.

O entusiasmo dos meninos é notória mas, com organização todos conseguem participar e, assim, todos tomam consciência que é urgente reduzir os resíduos. Os lixos que ainda existem deverão ser separados e devidamente colocados nos respetivos ecopontos.



Dia Mundial Erradicação da Pobreza

Este dia 17 de outubro foi assinalado na nossa escola de Recarei com a realização de um cordão humano no recreio mostrando a enorme preocupação com aqueles seres humanos que não têm nada ou quase nada.
Todos vestiram camisola branca e uniram as mãos, claramente preocupados com a pobreza que existe no mundo, especialmente das crianças e dos sem abrigo.
Em paralelo com esta mensagem de apoio, foi lançada uma pequena campanha "Um pequeno lanche para os Sem Abrigo".
Juntaram-se muitos bens e os representantes da organização Corações Andantes vieram à nossa escola buscar os bens alimentícios.
Os meninos contam com esta campanha tornar alguns sem abrigo mais felizes.












Dia da Alimentação

 O Dia da Alimentação, dia 16 de outubro, foi comemorado com diversas atividades!

Fizeram-se histórias, contaram-se histórias... fizeram-se desenhos, trouxeram-se frutas decoradas...

Tivemos a apresentação do livro a “Praça dos Sabores” procura explorar os princípios sobre o estilo de vida saudável, associados à Dieta Mediterrânica, definida pela UNESCO como património cultural imaterial da humanidade, e apresentar algumas das maleitas associadas a um estilo de vida não saudável, são alguns dos principais objetivos do projeto.  

Temáticas como a Dieta Mediterrânica, os alimentos locais e da época e a Roda dos Alimentos Mediterrânica, serão exploradas no decorrer da Peça de Teatro e chegarão às crianças de pré-escolar e 1º ciclo não só por esta via, como também através de três temas musicados. 

Toda a escola teve um lanchinho saudável com sumo de limão, tostinhas e docinho de abóbora feito pelos mais pequenos.

Nas salas as atividades foram encaminhadas para a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada.

Todos os meninos mostram enorme preocupação com a alimentação e tentam fazê-la o mais saudável que lhes é possível.

Aos poucos vão mudando e repensando a sua alimentação já de pequeninos. Também se nota uma maior preocupação dos pais no envio de lanches saudáveis e sustentáveis para os filhos.






VINDIMAS

 OS alunos do pré-escolar realizaram uma aula ao ar livre.

Saíram da escola e foram a um campo vizinho e realizaram as vindimas. Foi importante para a concretização da atividade a partilha e autorização do dono da horta que ainda é familiar de um dos meninos.

Divertiram-se e aprenderam como é o trabalho das vindimas.

Puderam preservar as tradições com animação e muito jeitinho!!!!!!!!!!




Festa Final - EB Recarei

 Dia 28 de junho, dia da FESTA FINAL de mais um ano!

A festa, organizada por toda a escola, com o tema "A Paz", contou com a presença na abertura da cantora Salomé Rodrigues com o tema fantástico "Mundo" e com a cantora Regina antes de atuarem os professores e de atuarem os finalistas.

Contamos com alguns convidados: da Câmara Municipal de Paredes o Dr. Paulo Silva e a Sr.ª Engenheira Tânia; da Direção do agrupamento o sr. Diretor Pedro Silva e a prof Marília.

Contamos ainda com representantes das associações de pais.

Os alunos foram atuando com entusiasmo e dedicação sendo saudados com muitas palmas.

Agradecemos a presença dos pais e familiares que se juntaram a nós e de todos aqueles que embora não puderam estar presentes, certamente irão assistir ao espetáculo que foi gravado pelas associações com o intuito de estar disponível a todos.

Foi um dia memorável e de muita alegria.








Monitorização dos espaços exteriores com as Brigadas Verdes.

 As Brigadas Verdes este ANO, foram monitorizando os espaços exteriores do recreio, rodando pelas diferentes turmas do primeiro ano.


Semanalmente rodavam e eram responsáveis pela recolha dos lixos que ainda persistem nos espaços comuns.

Também realizavam a verificação das salas: se as luzes ficavam desligadas, se os computadores, quadros interativos e ar condicionado também se encontravam desligados depois das turmas saírem.


Ao longo do ano foi possível verificar que cada vez mais meninos estavam mais atentos, cada vez mais os professores também (até porque os alunos alertavam).

Cada dia que passava as Brigadas tinham menos que fazer!





Dia da Criança

 O Dia da Criança foi comemorado no dia 3 de junho com um campeonato de jogos bem divertido, com aula de Dança, um gelado (oferecido pela Junta de Freguesia de Recarei) e muitas pinturas faciais.







A oferta da Enosis e da Junta aconteceu no Dia  5 de junho e constou de um Teatro de Marionetas.

As crianças da escola puderam contar com dois dias dedicados a elas e para elas.

Caminhada pelo Parque das Serras do Porto

 Dia 5 de junho, Dia do Ambiente, a nossa escola teve o seu dia comemorado com a habitual caminhada com a comunidade educativa. 

A família juntou-se com animação e todos juntos num desfile bem comprido fomos caminhando e apreciando a beleza do Parque das Serras do Porto.



Foi com grande satisfação que juntos partilhamos mais este momento de exploração da natureza.

Juntos compreendemos a importância de se proteger os espaços verdes e o ambiente para que o Planeta possa sobreviver e alegrar os homens do futuro.



Pelo caminho aproveitamos para observar a biodiversidade envolvente e tentamos deixá-la como a encontramos.


Partilhar esta experiência com os familiares é sempre maravilhoso e abre portas a uma continuidade do palco mais belo de todos: a NATUREZA!

Participação da turma do 4A no Serralves em Festa

 

Nos dias 31 de maio e 1 de junho os alunos do 4A foram realizar a performance concebida pelo artista plástico Philippe Quesne , integrou a realização de um whorkshop para preparação do desfile/manifestação com o nome:  “No Nature, No Future”, realizou-se durante o evento Serralves em Festa.  

Este desfile contou com a presença de atores vestidos de toupeiras que de forma dinâmica interagiram com as crianças, ao longo de uma parada no Parque, associando-se a momentos de reivindicação positiva assente na defesa e proteção das espécies de fauna e flora que coabitam o Parque de Serralves – uma defesa das causas ambientais.

O Serviço Educativo da Fundação de Serralves, fez o convite à turma do 4.º ano da professora Margarida Rodrigues da Escola Básica de Recarei que o abraçou com toda a dinâmica que podem observar nas fotos.











Jogo - segurança - Capuchinho ao Pé-Coxinho

  Estes últimos dias esteve na escola o jogo Capuchinho ao Pé-Coxinho em articulação com a equipa de enfermeiras locais. Este jogo destinado...