#Global Action Days

 A nossa escola entrou nos desafios do Global Action Days 2025.

ATIVIDADE 1: Descobre os heróis escondidos debaixo dos teus pés!

Global Action Days - “Descobre os heróis escondidos debaixo dos teus pés!” #GlobalActionDays and #GenerationRestoration @fee_global

Hoje assinalámos o segundo dia da Semana Global Action Days com a atividade “Descobre os heróis escondidos debaixo dos teus pés!".

Porque a nossa preocupação é sempre proteger a vida terrestre, falámos de minhocas, aqueles bichinhos que todos já viram, e tentámos perceber se seriam importantes ou não... O Kevin disse que eram porque faziam buracos na terra e alguém completou que assim entrava ar e água mais facilmente.

Para nos ajudar a perceber a importância destes animais a professora falou-nos do seu trabalho e aprendemos uma montanha de palavras novas: "matéria orgânica, matéria mineral, decompositores, solo, húmus, ...". Ouvimos novamente essas informações nos vídeos que vimos sobre as minhocas.

Ficámos a saber que as minhocas são invertebrados, não têm esqueleto. Podem ter  um tamanho que varia de apenas alguns centímetros a um ou dois metros de comprimento! Têm várias cores e um corpo formado por anéis, são anelídeos. Não têm patas, deslocam-se rastejando, e reproduzem-se por ovos.

As minhocas são muito importantes porque aceleram o processo de decomposição dos seres vivos, animais e plantas, transformando essa matéria orgânica em matéria mineral, produzindo o húmus, um adubo natural que  torna o solo mais rico. Já sabemos que percebemos se um solo é rico em nutrientes olhando para a sua cor que deverá ser escura.

Depois de cada um ter feito um texto escrevendo o que aprendeu sobre as minhocas, saímos para o recreio.

Por grupos tentámos encontrar um local onde pudéssemos encontrar minhocas.


Ninguém tinha dúvida que no retângulo de terra onde costumamos brincar não seria normal encontrá-las porque não há vegetação e o solo é muito arenoso e seco.

Fomos procurar para os canteiros e na zona do pomar. Encontrámos muitas formigas atarefadas a caminhar para o formigueiro, mas minhocas não... 


Junto ao charco, a zona onde todos concordávamos que havia minhocas pois havia muita vegetação, a professora mostrou-nos o compostor, relembrando como funcionava.

A professora despejou depois   em duas mesas um balde de húmus que tinha retirado do compostor.


Havia muitas, muitas, muitas minhocas!! Numa casca de noz estavam tantas que parecia um novelo!



ATIVIDADE 4: O ponto de vista da Natureza

Global Action Days - “O ponto de vista da Natureza”

Hoje tivemos mais uma Saída de Campo para continuar as atividades Global Action Days e usarmos a natureza como sala de aula para a atividade “O ponto de vista da Natureza”


Tínhamos como ajuda o Caderno de campo do Parque das Serras do Porto que nos ajudou a identificar muitas espécies.

Dia da Terra - #GlobalActionDays and #GenerationRestoration @fee_global

 

Dia da Terra - #GlobalActionDays and #GenerationRestoration @fee_global

No dia 22 de abril de 1970 foi criado por um senador norte-americano e ativista ambiental,  Gaylord Nelson,  o Dia da Terra. Em 2009 este Dia foi reconhecido pela ONU, sendo instituído como o Dia Internacional da Terra.

O principal objetivo  deste dia é consciencializar todos os povos para a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do planeta e defender a harmonia entre todos os seres vivos. Só deste modo será possível assegurar para as gerações presentes e futuras qualidade de vida ambiental, social, económica, cultural, estética. 

Na sala, ao conversar sobre este dia, chegámos à conclusão de que não é a Terra que precisa de nós, como muitas vezes dizemos, mas sim que somos nós que precisamos dela! Se não preservarmos o planeta Terra, não teremos outro lugar onde podemos viver! 

A pensar na importância da Terra, começámos a juntar as nossas ideias e nasceu um poema que foi escrito ao lado do desenho que quisemos elaborar para assinalar este dia, o de uma Terra sorridente em que o cabelo somos nós, protegendo-a.


Poema à Terra

Terra, meu planeta querido,

de ti queremos o bem,

de ti queremos cuidar!

Queremos ver-te limpa e bela,

coberta de vida,

com árvores verdejantes, 

enormes, gigantes!

Queremos ver rios limpos,

com a água cristalina,

e juncos e fetos nas margens,

servindo de casa a peixes e sapateiros,

a rãs e tritões-de-ventre laranja.

Queremos ver andorinhas, 

borboletas e libelinhas

felizes, a voar!

Queremos ver joaninhas,

formigas e cogumelos,

líquenes de todas as cores

e muitas, muitas abelhas

a procurar néctar e pólen nas flores!

Queremos ver margaridas,

miosótis, rosmaninho

e o hipericão do gerês!

Queremos um céu azul

pintalgado de nuvens brancas

e com o sol brilhante 

a juntar-se às gotas de chuva

para pintar um arco-íris.

Sabes, planeta Terra,

queremos ver pessoas felizes,

que de ti querem cuidar!

Páscoa

 A Páscoa também é vivida na nossa escola com muito entusiasmo.

Fazem presentes e lembranças, cantam-se canções, fazem-se jogos.

No último dia até fizemos uma feirinha da Primavera onde vendemos muitas novidades feitas por nós reutilizando materiais e também muitas hortaliças, ovos, coelhos, roupas e até alguns docinhos!

Também recebemos lembrancinhas da junta de freguesia.












#Educação Financeira

  Os alunos da Escola Básica de Recarei, no dia 6 de junho, assistiram a uma peça de teatro sobre E ducação Financeira , onde aprenderam, de...