Um concerto especial
Costumamos dizer que os animais sabem quem é amigo da Natureza e é mesmo verdade!
A Leonor do 1.ºA partilhou connosco um concerto muito especial! Só havia um músico, mas o espetáculo é magnífico!
É muito comum ouvir estes artistas mas vê-los não será assim tão fácil! Este resolveu visitar a Leonor e agradecer-lhe ser uma amiga da Natureza da melhor forma que conhece, "cantando"!
Este músico é o ralo ou grilo-toupeira porque escava galerias no solo. O seu nome científico é Gryllotalpa vineae.
Os ralos são uns grilos muito especiais que têm as patas anteriores, as da frente, transformadas numas pás escavadoras que lhes permitem fazer galerias em hortas e outros terrenos com solos pouco duros.
Os ralos machos têm um "canto" muito característico que é produzido quando friccionam as asas anteriores. É comum ouvi-los em noites de primavera ou verão, principalmente depois de grandes chuvadas como a que tivemos esta semana.
Augusto, o ouriço
Borboletas, caracóis, sapos, lesmas, aranhas e outras criaturas foram trazidas até aqui mas desta vez ninguém imagina quem o Zé Pedro do 1.º A nos apresentou! Nada mais, nada menos que o seu amigo Augusto, o ouriço!
Os ouriços são muito discretos e costumam andar à noite pelos jardins e pelos quintais à procura de comida. Damos conta deles muitas vezes pelo barulho ao caminhar sobre folhas secas ou então pelo ruído que fazem a mastigar.
O Zé Pedro conheceu o ouriço na casa da avó Rosa. O Augusto, nome dado pela avó do Zé Pedro a todos os ouriços, não vai ter de andar às escondidas a procurar comida porque já é amigo da família e de certeza que eles vai cuidar muito bem dele!
O Zé Pedro deve estar bem atento pois é muito provável que a família do Augusto também ande lá por casa da avó Rosa!
Maravilhas da Natureza
É tão bom quando a Natureza pousa nas nossas mãos! Que sorte teve a Mafalda do 1.ºA por receber um bocadinho uma das maravilhas nas mãos!
Parece uma borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii) que pode ser encontrada em Portugal, Espanha, Sul de França e Norte de África.
As fêmeas colocam os ovos numa grande diversidade de árvores, tanto silvestres, como árvores de fruto dos pomares (pereiras, macieiras e pessegueiros),
Essa borboleta sabia de certeza que podia descansar em segurança nesta mão pois ela é de uma menina amiga da Natureza!
Os animais sabem quando encontram um amigo da Natureza!
Se a Eduarda tivesse um gato...
A Eduarda não tem um gato mas consegue imaginar muito bem como seria se tivesse um!
Dia Internacional do Gato.
O dia 8 de agosto, assinala o Dia Internacional do Gato.
Esta data, criada em 2002, por iniciativa da International Fund for Animal Welfare, tem o objetivo de consciencializar os donos para a importância de cuidar corretamente dos seus gatos.
Foi lançado à turma do 1.ºA o desafio de falar dos seus gatos e houve muita gente a quere-a apresentar os seus amigos!
Sem comentários:
Enviar um comentário