Visita à Quinta da Eira - Penafiel

 O segundo ano da EB de Recarei esteve hoje na Quinta da Eira em Bustelo - Penafiel.

Fizeram várias atividades e divertiram-se muito.

Os monitores tinham tudo muito organizado e com a sua simpatia foram realizando as atividades.

Começaram por receber todos os grupos com muita animação e dança.

Entre a vegetação da quinta foram apreciando a viagem de trator, realizando experiências com aromáticas (perfume), fabricaram pão e realizaram um Peddy Paper passando pelos animais da quinta e descoberta de muitas novidades.

Foi um dia bem aproveitado e onde puderam aprender muitas coisas novas.





# Encontros com o Parque das Serras do Porto

 No dia 23 de maio, a Escola Básica de Recarei, pertencente ao agrupamento de escolas de Sobreira,  realizou diversas atividades no âmbito dos Encontros com o Parque tendo como palco o Parque das Serras do Porto: Arte cénica, Caminhada/Bioblitz, Poesia e Dança no Parque.




Foram dinamizadas  diversas iniciativas, que unem ciência, artes e usufruto salutar da natureza, no recreio e espaço envolvente à escola, com vista privilegiada para as Serras do Porto.


Os professores titulares do 1.º ciclo, as educadoras e os professores das AEC realizaram várias saídas ao longo deste dia e ao longo desta semana tendo como prioridade a sensibilização para a proteção do Parque das Serras do Porto e também a proteção e conhecimento da biodiversidade que faz deste Parque um espaço natural com características singulares e únicas.



Realizaram-se aulas ao ar livre priorizando as áreas das expressões como as dramatizações, dança e a declamação de poesia sempre com a vertente pedagógica e ambiental associada ao Parque das Serras do Porto.


Também se realizaram caminhadas com Bioblitz onde as crianças foram fotografando e identificando diferentes espécies (animais e plantas) com a utilização das aplicações iNaturalist e a Merlin.




Com estas fotos e outras que enviaram juntamente com a família, foram elaborados cartazes para a exposição que se realizou no dia seguinte, dia 24 de maio,  e que se encontra patente na escola para apreciação e divulgação na comunidade educativa. Esta exposição aliou as fotos à respetiva ilustração feita pelas crianças.


As famílias também foram participando com a construção e colocação de alguns ninheiros nas árvores da escola mostrando também a crescente preocupação com as questões ambientais e colaborando com os filhos e a escola.



A participação dos meninos, turmas, pessoal docente e pais foi a mais significativa desde que se formou o Parque! Nota-se cada vez mais um despertar da consciência ambiental e  uma maior preocupação em cuidar e preservar a natureza, em cuidar e proteger a biodiversidade e, acima de tudo, em conhecer, partilhar, envolver para um bem comum!


A

Dia de aulas ao ar livre

 Dia 23 de maio foi o Dia de Aulas ao Ar livre e a nossa escola não podia ficar de fora desta atividade tão enriquecedora.

Foram várias as turmas e grupos que se juntaram num dia de aulas diferente e cheio de aprendizagens verdadeiras e concretas.

As nossas crianças estão cada vez mais em frente aos computadores mas, neste dia, puderam sair e vivenciar ao ar livre como uma aula pode acontecer. E quantas aprendizagens para explorar!

Foram declamados poemas, foram contadas histórias, foram colocados ninheiros nas árvores, foram semeando pequenas sementes para os insetos, especialmente as abelhas, terem flores para ser possível a polinização das espécies vegetais, foram realizadas pesquisas e identificações de espécies...

uma panóplia de atividades onde as aprendizagens essenciais tiveram o seu lugar de destaque.

Uma aula viva!





Semana do Ambiente

 1.º Dia - 16 de maio - Dia da energia - elaboração de cartazes após exploração de vídeos sobre energias renováveis e não poluentes.





2.º Dia - 17 de maio - Dia dos Resíduos - exploração de vídeos; elaboração de cartazes; jogos interativos - uma preocupação de todos.









3.º Dia - 18 de maio Dia Internacional do Fascínio das Plantas

Dia Internacional do Fascínio das Plantas. Este dia foi criado pela European Plant Science Organisation (EPSO), em 2012.

"Este dia tem como objetivo despertar o entusiasmo e chamar a atenção  para a importância do estudo das plantas na conservação do meio ambiente , para a agricultura, a produção sustentável de alimentos nutritivos, a horticultura, silvicultura e produção de produtos de origem vegetal não alimentares, como papel, madeira, produtos químicos, energia e produtos farmacêuticos". 

O trabalho de casa deste fim de semana seria tirar uma fotografia que representasse o fascínio das plantas e colocá-la num documento colaborativo para aqui partilharmos. De seguida teriam de criar uma espécie de poema Haikai para essa imagem, com três versos. Este género de poesia "de origem japonesa pretende expressar a relação entre o ser humano e a natureza. Dizemos "uma espécie" porque no verdadeiro poema Haikai o primeiro tem cinco sílabas poéticas, o segundo tem sete e o terceiro tem cinco. 

Outros grupos fizeram trabalhos de pesquisa sobre as plantas campestres e selvagens.



4.º Dia - 19 de maio - Dia Eco Escolas no concelho de Paredes

No plano de ação de Paredes estava contemplado num domingo será assinalado na nossa escola no dia 5 de julho com uma caminhada, articulando com os Encontros com o Parque das Serras do Porto envolvendo as famílias.

5.º Dia - 20 de maio - Dia Mundial das Abelhas - Polinizadores e Mar








Os apicultores estiveram na escola para explicar como funcionam as colmeias, as abelhas e a sua importância para a vida na Terra.



7.º Dia - 22 de maio - Dia da Biodiversidade/Encontros com o Parque das Serras do Parque

Neste dia tivemos o nosso debate e Assembleia de escola sobre a Biodiversidade. Assim, entre muitas ideias registamos que:

1. Poupar água e energia;

2. Evitar a descargas de lixos/químicos para o rio;

3. Preferir produtos  de agricultura sustentável;

4. Evitar o desperdício alimentar;

5. Proteger as abelhas e outros insetos;

6. Conhecer e tentar perceber o que está a acontecer com a biodiversidade, com as alterações climáticas e com as nossas florestas;

 7. Não provocar incêndios;

8. Semear e plantar mais espécies autóctones;

9. Preservar os recursos naturais;

10. Cada um de nós tem a obrigação de proteger os seres vivos, pois proteger = vida!



8.º Dia - 23 de maio - Dia de Aulas ao Ar livre /Artes cénicas/Poesia/Dança no Parque das Serras do Porto

Neste Dia de aulas ao ar livre, muitas foram as turmas e grupos que saíram da sala e realizaram atividades ao ar livre: aulas de poesia, caminhadas, dança e articulação entre turmas e grupos onde os mais velhos puderam ajudar e ensinar os mais novinhos.. Contamos ainda com uma surpresa: o Gaio - a mascote do Parque das Serras do Porto.


Histórias e poesia pelos professores das AEC e os meninos no Parque e sobre o bordo.








Dia da FAMÍLIA

 

Dia da Família

 No dia 15 de maio assinala-se o dia da Família. 

Para assinalar esta data,  demos asas à imaginação e à criatividade e fizemos belos poemas que decoramos depois com as flores que aprendemos a desenhar  criando belos quadros. 

As nossas famílias merecem o melhor!

Jogo - segurança - Capuchinho ao Pé-Coxinho

  Estes últimos dias esteve na escola o jogo Capuchinho ao Pé-Coxinho em articulação com a equipa de enfermeiras locais. Este jogo destinado...