1.º Dia - 16 de maio - Dia da energia - elaboração de cartazes após exploração de vídeos sobre energias renováveis e não poluentes.
2.º Dia - 17 de maio - Dia dos Resíduos - exploração de vídeos; elaboração de cartazes; jogos interativos - uma preocupação de todos.
3.º Dia - 18 de maio Dia Internacional do Fascínio das Plantas
Dia Internacional do Fascínio das Plantas. Este dia foi criado pela European Plant Science Organisation (EPSO), em 2012.
"Este dia tem como objetivo despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância do estudo das plantas na conservação do meio ambiente , para a agricultura, a produção sustentável de alimentos nutritivos, a horticultura, silvicultura e produção de produtos de origem vegetal não alimentares, como papel, madeira, produtos químicos, energia e produtos farmacêuticos".
O trabalho de casa deste fim de semana seria tirar uma fotografia que representasse o fascínio das plantas e colocá-la num documento colaborativo para aqui partilharmos. De seguida teriam de criar uma espécie de poema Haikai para essa imagem, com três versos. Este género de poesia "de origem japonesa pretende expressar a relação entre o ser humano e a natureza. Dizemos "uma espécie" porque no verdadeiro poema Haikai o primeiro tem cinco sílabas poéticas, o segundo tem sete e o terceiro tem cinco.
4.º Dia - 19 de maio - Dia Eco Escolas no concelho de Paredes
No plano de ação de Paredes estava contemplado num domingo será assinalado na nossa escola no dia 5 de julho com uma caminhada, articulando com os Encontros com o Parque das Serras do Porto envolvendo as famílias.
5.º Dia - 20 de maio - Dia Mundial das Abelhas - Polinizadores e Mar
Os apicultores estiveram na escola para explicar como funcionam as colmeias, as abelhas e a sua importância para a vida na Terra.
7.º Dia - 22 de maio - Dia da Biodiversidade/Encontros com o Parque das Serras do Parque
Neste dia tivemos o nosso debate e Assembleia de escola sobre a Biodiversidade. Assim, entre muitas ideias registamos que:
1. Poupar água e energia;
2. Evitar a descargas de lixos/químicos para o rio;
3. Preferir produtos de agricultura sustentável;
4. Evitar o desperdício alimentar;
5. Proteger as abelhas e outros insetos;
6. Conhecer e tentar perceber o que está a acontecer com a biodiversidade, com as alterações climáticas e com as nossas florestas;
7. Não provocar incêndios;
8. Semear e plantar mais espécies autóctones;
9. Preservar os recursos naturais;
10. Cada um de nós tem a obrigação de proteger os seres vivos, pois proteger = vida!
8.º Dia - 23 de maio - Dia de Aulas ao Ar livre /Artes cénicas/Poesia/Dança no Parque das Serras do Porto
Histórias e poesia pelos professores das AEC e os meninos no Parque e sobre o bordo.
Sem comentários:
Enviar um comentário