Dia da Terra #GlobalActionDays #MyActionsMatter #GAIA2030 #GenerationRestoration #LitterLessCampaign.

 Hoje comemora-se o DIA da TERRA em todo o mundo e a nossa escola não podia ser diferente!

Todos os alunos elaboraram trabalhos em prol da TERRA. Foram cartazes, fotos, desenhos, construções, canções, poesias, textos, puzzles, crachás...uma panóplia de eventos que ao longo do dia foram surgindo pelos diferentes espaços e diferentes turmas!

Vale a pena lutar pela TERRA, a nossa casa!

Alerta - contra as alterações climáticas!

Alerta - contra a poluição das águas, do ar, da terra!...

Alerta - para um planeta com biodiversidade e saudável!

Alerta - para uma floresta cuidada e mais protegida!

                                 1B




1A

G3










DIA DA TERRA
O dia da Terra comemora-se a nível mundial no dia 22 de abril.
Esta comemoração serve para valorizar a Terra e relembrar às pessoas a sua importância e o cuidado que devemos ter com ela.
Para garantir a sobrevivência dos seres vivos, devemos evitar a poluição e proteger o nosso ecossistema. Uma forma de evitar a poluição é Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Para ajudar o Planeta Terra, vamos todos cuidar dela!
4A















2AR

O Dia da Terra começou com chuva porque ela bem precisa dela, mas depois de almoço, a chuva foi-se embora e o sol apareceu. Pudemos então sair para explorar a proposta do Eco Escolas no âmbito do Global Action Day. Esta campanha propõe a realização de ações em defesa da Biodiversidade e a partilha das mesmas ações o máximo possível nas redes sociais, utilizando as 5 hashtags #GlobalActionDays #MyActionsMatter #GAIA2030 #GenerationRestoration #LitterLessCampaign. 

Começamos com a Ação 1, "Mergulho na Natureza". Aproveitando para passear, relaxar, ouvir, sentir e cheirar. Apesar do ruído de fundo da autoestrada ouvimos vários pássaros, sentimos ao vento, cheiramos a terra molhada que aparecia menos forte que o das giestas que estão agora cheias de flores amarelas. Aproximamo-nos do rosmaninho e sentimos também o seu cheiro forte e agradável. Tirámos muitas fotografias para registar o momento.

Entretanto, na Ação 2, fomos "Detetives da Natureza" e fomos revendo as autóctones que já conhecemos e descobrindo as flores silvestres que agora cobrem o solo (urzes, estevas, pampilhos,...).   Os guias de campo ajudam na identificação das espécies encontradas, mas agora a tecnologia permite uma identificação mais rápida e mais eficaz com a aplicação iNaturalista.

No regresso à escola, apesar de não estarmos vestidos de verde, respondemos à Ação 5, Fazer uma Festa Verde, recolhendo o lixo que encontrávamos, usando luvas e uma pinça. Esta ação vai continuar na próxima semana com o abastecimento dos comedouros que colocámos o ano passado na escola.

Para a semana ficou também a a Ação 3, Vida em perigo. Continuando a exploração do livro "Cem sementes que voaram" e o projeto Bibliolab, vamos falar das ameaças à biodiversidade.

A Terra merece o nosso cuidado e a nossa atenção!



 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Um prémio para a escola

  A nossa escola participou no desafio lançado pelo Eco-Escolas da ABAAE,  " Eco-Tapetes - "Roupas Usadas Não Estão Acabadas"...