DIA DA ALIMENTAÇÃO

 Em Dia da Alimentação os meninos da nossa escola tiveram muitas surpresas, realizaram atividades muito criativas e deliciaram-se com receitas saudáveis...
























O 3.ºA trabalhou o Dia da Alimentação com uma novidade, o Debate. Metade da turma defendeu a alimentação saudável, a outra metade defendeu os doces e alimentos processados e a professora era o moderador. 

Improvisando, os alunos foram defendendo as suas opiniões. Claro que quem defendia a comida não saudável sabia que estava a dizer disparates, mas usava todos os argumentos possíveis para defender a sua posição.

No fim, fez-se um resumo do debate, relembrando o que é uma alimentação saudável e qual a sua importância. 

Em grupo  imaginaram uma conversa entre um órgão do nosso corpo e o António. Foram sugeridos o coração e o cérebro e, por votação, escolheu-se o primeiro.

Mensagem do coração

O António adorava comer...doces, guloseimas, pizzas e hamburgueres. Recusava-se a comer legumes, fruta e sopa e sopa, nem pensar!

Uma noite, acordou com uma voz:

- Cuidado, António! A tua alimentação não está saudável!

- Quem está a falar? - perguntou o António.

- Sou eu, o teu coração! - respondeu a voz.

- O que queres de mim? - questionou o rapaz - O que te interessa o que eu como?

Meio zangado, o coração exclamou:

- Interessa-me e muito, porque o meu bem estar e o de todos os órgãos do teu corpo, depende do que tu comes!

- Como assim? - perguntou o António.

- Os refrigerantes, os doces, os açúcares, os alimentos processados, aumentam o teu colesterol, por exemplo, e podem causar doenças muito graves! Os teus dentes ficam estragados, engordas, não consegues mexer-te e até podes sofrer bullying.

- Não sabia disso! - sussurrou o rapaz.

- Ainda vais a tempo de mudar! - disse o coração - Prefere a água para beber, come muitas saladas, sopa, ou seja, respeita a Roda dos Alimentos, faz muito exercício, e vais ver que ficas bem e até recebes elogios!  


CICLO do LEITE pelos mais pequenos (1BR)  





Sem comentários:

Enviar um comentário

Um prémio para a escola

  A nossa escola participou no desafio lançado pelo Eco-Escolas da ABAAE,  " Eco-Tapetes - "Roupas Usadas Não Estão Acabadas"...