Aproveitando o bom tempo, o grupo do G2 do pré-escolar fez uma saída de campo para conhecer um bocadinho mais da biodiversidade que rodeia a escola. Esta área foi alvo de um grande incêndio no verão e as marcas são bem visíveis.
As crianças começaram por conhecer o sobreiro, analisando o seu tronco, a cortiça, e observando as suas folhas. Aprenderam que esta é uma espécie autóctone, assim como os medronheiros e o pinheiros que encontraram a seguir. Pelo meio conheceram o eucalipto, uma espécie não autóctone que recupera do incêndio com os seus novos ramos. Para uma maior aproximação dos alunos à natureza, fez-se uma brincadeira convidando as crianças a cumprimentar as autóctones com um grande sorriso (Bom dia, senhor sobreiro!) e o eucalipto com ar enfadado ou triste.
Uma saída de campo só é significativa se forem usados todos os sentidos, por isso, fez-se várias pausas no percurso para ouvir os pássaros, para cheirar folhas do eucalipto ou o funcho, ou para sentir o musgo ou a cortiça.
Pelo caminho as crianças iam chamando a atenção cada vez que encontravam um pequeno sobreiro ou medronheiro que surgia no meio do preto do incêndio.
Houve oportunidade ainda para observar as cabras dos avós do Afonso.
A finalizar a saída, havia uma surpresa! Encontrámos dois enormes conjuntos de cogumelos!
A melhor sala de aula... A NATUREZA:
ResponderEliminar