#GlobalActionDays #MyActionsMatter #LitterLessPlus #GAIA2030 #LitterLessCampaign

 

Esta foi uma semana bastante ativa na nossa escola. Predominaram as atividades sobre o ambiente com as temáticas apresentadas pela ABAE e o programa Global Action Days.

É cada vez mais urgente ajudar o planeta!

Falámos muitas vezes de ambiente e sustentabilidade, de alterações climáticas, de invasoras, de biodiversidade, de ameaças ao equilíbrio dos ecossistemas,... Na atividade da Galp falámos de transição energética, de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  e do compromisso de ter uma Europa sustentável até 2030. Todos os dias podemos ter pequenos gestos que fazem a diferença mas há dias em que todos somos chamados a agir. 

Esta semana respondemos a dois desafios, o Plogging Challenge Portugal que consiste numa caminhada com apanha de lixo, e o Global Action Days que se realiza entre 20 e 30 de abril e que nos propõe cinco ações para ajudar o Planeta.






Fomos caminhando no monte ao lado da escola e, com luvas e pinças, recolhemos os resíduos que encontrámos, separando-os em sacos para plástico, vidro, papel e indiferenciados. Estes sacos vão juntar-se aos recolhidos pelos colegas das outras turmas para contagem e pesagem.


Durante a caminhada fomos observando a Natureza e identificando com guias de campo e aplicações em telemóvel, algumas espécies.


As seguintes sugestões foram apresentadas no conselho Eco-Escolas como desafios para todos os alunos do 1.º ciclo e para as crianças do pré-escolar.

1- RECUSA- não comas carne durante um dia

2- SUBSTITUI - produtos poluentes por produtos amigos do ambiente

3- REUTILIZA - troca de livros

4- REPENSA - dá uma nova vida aos teus objetos

5- RECICLA - faz um piquenique com recolha de resíduos


 Para além destas sugestões toda a escola aderiu à atividade "Mergulho na natureza", Plogging Challenge Portugal, Detetives da Natureza, Festa Verde...



Dia Mundial da Terra
A 22 de abril assinala-se o Dia Mundial da Terra.

Este dia foi criado através de uma resolução  da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril de 2009 e apela à união pelo planeta, para a conservação de seus ecossistemas em todos os continentes e oceanos.

Nesta 53.ª edição, apesar de não ser dia de aulas, também quisemos dedicar um bocadinho do nosso tempo à Terra.





"Mergulho na natureza"


Detetives da Natureza



Festa Verde
Foi maravilhoso caminhar pela floresta do Parque das Serras do Porto!


Os vários grupos/turmas tiveram as suas aulas ao ar livre, em contacto com a natureza e puderam descobrir espécies do Parque como escaravelho, borboletas, grilos, pássaros (com identificação - chapim-real, rabirruivo, toutinegra de barrete, chapim carvoeiro, carriça, milheirinha).
E foram respirando o ar puro!
E foram ouvindo os sons do parque!
E foram aprendendo numa aula diferente e cheira de novidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um prémio para a escola

  A nossa escola participou no desafio lançado pelo Eco-Escolas da ABAAE,  " Eco-Tapetes - "Roupas Usadas Não Estão Acabadas"...