Plantações de Árvores Autóctones

 No sábado à tarde, a turma do 2 A e alguns alunos de outras turmas estiveram numa atividade de plantação de espécies autóctones em Aguiar de Sousa, junto ao rio Sousa e à Torre do Castelo, no âmbito das atividades realizadas no projeto BIBLIOLAB.

Eram 32 crianças e muitos adultos, pais, tios e avós e plantaram 240 árvores: Freixos, azevinhos, medronheiros, amieiros e loureiros. 

A atividade foi explicada pela engenheira Maria João que representava a câmara Municipal de Paredes e o Parque das Serras do Porto, tendo esta ficado surpreendida pelos conhecimentos dos alunos sobre a biodiversidade, sobre invasoras e autóctones, sobretudo quando os alunos usaram a expressão galeria ripícola.

Os freixos e os amieiros que fazem parte da vegetação ripícola foram plantados junto à linha de água e as restantes foram plantadas pelo monte.

Os adultos abriam o buraco e as crianças colocavam a árvore e ajudavam a calcar e  a fazer uma cova para segurar a água. Foi uma tarefa muito difícil porque o terreno era muito inclinado. Houve uns tombos que deram para risadas!

Todos os voluntários gostaram da atividade dizendo que se deveria fazer mais vezes.

Foi um dia muito cheio porque a manhã já contou com o Biciclar que permitiu que alguns alunos juntamente com os seus familiares andassem de bicicleta fazendo um itinerário organizado pelos elementos presentes no projeto.

Chegamos ao final do dia cansados mas felizes por termos ajudado a Natureza e termos praticado exercício físico ao ar livre.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Um prémio para a escola

  A nossa escola participou no desafio lançado pelo Eco-Escolas da ABAAE,  " Eco-Tapetes - "Roupas Usadas Não Estão Acabadas"...