Na nossa escola de Recarei as atividades foram diversas e aconteceram em todas as turmas.
fizeram-se vira-ventos, desdobráveis sobre as energias renováveis e não renováveis e a importância de poupar os recursos energéticos!...
Cantou-se a canção das energias renováveis pelas salas...
Falamos de utilização das energias e identificámos as suas fontes, relembrando a importância de utilizar as energias renováveis. Para além de serem renováveis, estas energias são também mais limpas, mais amigas do Ambiente.
O 2.º A tem um truque para enumerar, sem se enganar, as energias fósseis e as energias renováveis: é a cantar, acompanhando com os estalidos e com as palmas.
Hoje foi dia de partilhar a canção com os colegas do 2.º B que na sala também trabalharam a energia criando folhetos informativos. Agora nunca mais se vão esquecer de as identificar, sempre que cantarem a canção!
O petróleo, o carvão e o gás natural
não são renováveis, o que usar afinal?
Há energias que são renováveis!
Solar, ondas, biomassa , hídrica,
geotérmica, marés, eólica.
Foi dia também de falar da luz e das suas características, de a explorar até concluir que é a luz que nos permite ver o que nos rodeia. Se não há luz, os nossos olhos não conseguem identificar as formas.
Relembrámos que os materiais podem ser transparentes, opacos ou translúcidos e que são usados conforme a função que lhes queremos dar. Por isso é que as nossas casas têm paredes e temos vidros nas janelas.
Depois de explorar as sombras, reconhecendo como variam de tamanho ou posição, dependendo da distância ao foco de luz, a turma conheceu o teatro de sombras: basta um écran translúcido, um foco de luz e umas silhuetas para se fazer um teatro!
O TPC hoje foi então um bocadinho diferente! Cada um ia criar duas ou três personagens para criar um teatro de sombras. Ao longo da semana cada um vai poder apresentar a sua criação aos colegas. Foi uma animação! Ouviu-se logo um burburinho porque cada um ficou logo a pensar e a imaginar alto, claro!
4AR
Sem comentários:
Enviar um comentário