Aula na Natureza - Dia Internacional das Zonas Húmidas

Hoje assinalamos o  Dia Mundial das Zonas Húmidas

Este dia celebra-se desde 2021 e tem como ponto de partida  a assinatura da «Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas», a 2 de fevereiro de 1971, na cidade de Ramsar, no Irão.

Esta data tem como objetivo sensibilizar para a proteção das zonas húmidas e destacar a importância que estas têm para a existência de vida na Terra.

O tema deste terceiro ano, «É tempo de restaurar as zonas húmidas alerta-nos para a urgência de proteger e restaurar as zonas húmidas ameaçadas e convida-nos a tomar medidas para lhes dar vida e restaurá-las.




Para viver bem este dia, as turmas do 3.º ano fizeram uma Saída de Campo com o apoio do professor Ângelo da APRISOF. Foram até à ribeira de Bustelo, um dos afluentes do rio Sousa, que passa a cerca de 1,5 Km da escola. A tarde estava espetacular para uma atividade destas porque estava um belo dia de sol.

O objetivo era observar a paisagem e identificar alguns dos elementos, ficando assim a conhecer um pouco melhor o Parque das Serras. Estavam com esperanças de não ver ameaças àquele ecossistema e realmente, parece que, naquele troço que observaram, não identificaram nada de grave.

Repararam nos salgueiros das margens que ainda estão sem folhas e identificaram nas paredes líquenes, fetos e musgos. A água estava muito limpa e corria com alguma força. 

O professor Ângelo vinha bem equipado e entrou na água recolhendo com uma rede alguns habitantes que puderam observar e depois tentar identificar com o guia do Projeto Rios. Puderam observar vários tritões de ventre laranja, uma rã ibérica, uma rã verde e vários insetos, uns fáceis de identificar, outros, nem por isso. Os nomes deles são quase sempre bem complicados para que possam ser decorarados!

A atividade foi muito animada! Passaram por um túnel para cortar caminho e fugir à estrada e tiveram um rebanho de cabras a passar no meio.

























É muito importante que todos saibam a importância das zonas húmidas para alimento e habitat das espécies, para a nossa alimentação, para proteção da biodiversidade, para o equilíbrio dos ecossistemas. São ainda essenciais na filtragem das águas, na proteção da costa e no combate às alterações climáticas e, claro, no turismo, pois todos gostam de observar e explorar estas paisagens!

É muito importante mudar atitudes! Temos de fazer um uso cuidado e sustentado destas zonas, não as devemos poluir, não as devemos estragar, não as devemos perturbar.

É importante conservar as zonas húmidas e restaurá-las. Como diz o tema do ano, 

«É tempo de restaurar as zonas húmidas 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Um prémio para a escola

  A nossa escola participou no desafio lançado pelo Eco-Escolas da ABAAE,  " Eco-Tapetes - "Roupas Usadas Não Estão Acabadas"...