Hoje, 24 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Ciência.
O objetivo deste dia é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento, destacar personalidades da ciência e da investigação, colocar desafios para o futuro e motivar o gosto pela ciência, sobretudo nos mais jovens.
O Plano de Atividades Ambientais da Câmara Municipal de Paredes propôs às Eco escolas o projeto "Dois palmos de Ciência", que prevê a organização de uma atividade científica mensal. A nossa escola foi a primeira a responder ao desafio!
A nossa escola preparou então atividades para este dia que continuarão a ser desenvolvidas para poder abranger todas as turmas. Temos duas investigadoras que nos vão falar durante o ano de Ciência e de investigação. Ao longo do ano iremos proporcionar experiências neste âmbito a todas as turmas/grupos que ainda não estiveram com a atividade por falta de tempo das investigadoras neste dia.
A Investigadora Xana Sá Pinto, que já conhecemos dos nossos trabalhos do Bibliolab, já começou ontem com o 2.º ano, com a atividade "Borboletas da Floresta amarela", trabalhando a seleção natural e o impacto das alterações ambientais nas espécies. Hoje foi a vez do 4.º ano participar numa atividade sobre a linha da vida e a história da vida na Terra.A investigadora Juliana Alves, madrinha do Dinis, começou com o 3AR com uma atividade sobre o DNA. Falou-se de células, aprenderam que o DNA é o código da vida, que está presente em todas as formas vivas, definindo as suas características, que define o sexo de uma pessoa, ... Aprenderam que os vírus que vivem como parasitas, não têm o DNA junto, no núcleo, e por isso podem não ser considerados seres vivos. Entretanto transformaram-se em investigadores e fizeram extração do DNA da banana. Seguindo as instruções do texto, foram realizando o processo, com a ajuda da investigadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário